Instituto Pensar - Autorreforma do PSB: debate inaugural do LBGT Socialista

Autorreforma do PSB: debate inaugural do LBGT Socialista

por: Ana Paula Siqueira


Secretária nacional do LGBT Socialista, Tathiane Araújo, no debate inaugural sobre Autorreforma do PSB.


Dominar o próprio corpo e projetar a própria vida livremente é um direito das pessoas que reverbera em todos os aspectos da vida, do político ao social. É o que defende o presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, que participou nesta segunda-feira (17), Dia Internacional contra a LGBTfobia, do primeiro debate promovido pelo segmento LGBT Socialista sobre a Autorreforma do PSB.

"É assim que a gente deve enfrentar a vida: respeitando as diferentes condições que temos para desfrutar da vida, dentro de um sistema democrático e tratando todos como seres humanos.?
Carlos Siqueira

LGBT Socialista debate a Autorreforma do PSB

A proposta do ciclo de lives do segmento do partido é buscar o olhar socialista na luta pela garantia de direitos e respeito à população LGBT como políticas de gestão do PSB. A série de debates "Do combate à LGBTfobia ao orgulho de ser LGBT e socialista? vai até 28 de junho com encontros quinzenais às segundas-feiras

Também participou do debate inaugural o presidente do Instituto Pensar e integrante da comissão redatora da Autorreforma, Domingos Leonelli. Em sua fala, ele fez um resgate histórico sobre a perseguição à comunidade LGBTQIA+ e suas raízes no capitalismo. Ele ressaltou ainda que, para ser completo, o processo de Autorreforma do partido deve contar com a participação de todos os segmentos do partido.

"Negar aos outros o direito à sua própria orientação [sexual] é desumanização, que é um traço do fascismo.?
Domingos Leonelli

A secretária nacional do LGBT Socialista, Tathiane Araújo, lembrou que o PSB foi autor da ação no STF que derrubou a proibição homens gays de doarem sangue. A socialista observa o contrassenso que o comportamento preconceituoso revela.

"O Brasil é o país q mais mata pessoas trans no mundo, mas o que mais consome pornografia trans na internet. O conservadorismo tem as mãos sujas de sangue por essa liderança do Brasil no assassinato de LGBTs.?
Tathiane Araújo

Gestão por respeito

O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB-AP) foi outro socialista presente ao debate. Ele pontuou que a Autorreforma do PSB é um processo que orienta a gestão partidária para o respeito e a promoção dos direitos humanos. O parlamentar socialista acredita que embora o Brasil lidere a violência contra a comunidade LGTB, isso não reflete o que pensa a maioria da população brasileira. Ele defende que o partido aposte em candidaturas viáveis do segmento.

"Temos o desafio de buscar e incluir esses quadros em nosso partido, não apenas de LGBTQI+, mas de mulheres, pretos e pardos. Todos têm o direito de serem respeitados e ter seu espaço na sociedade.?
Camilo Capiberibe

Leia também: Vereadora Benny Briolly deixa o país após receber ameaças

Prefeito defende diálogo para derrotar o preconceito

O prefeito de Alpinópolis (MG), Rafael Freire (PSB), defendeu o diálogo como importante arma para derrotar o preconceito. O socialista destacou que é chefe do Executivo de um município com forte tradição patriarcal, e mesmo assim a população saiu em sua defesa quando foi atacado com ofensas homofóbicas por um vereador da cidade.

Ele ressalta que agentes políticos têm que ter disposição ao diálogo para compreender, inclusive, o receio do outro que, muitas vezes, é por falta de conhecimento. Para Freire, a mudança é uma evolução gradativa. "Uma construção diária e precisa ser coletiva. Não há liberdade individual sem liberdade coletiva?, afirmou.

"Precisamos inserir essas pessoas no mercado de trabalho, levando em conta a economia criativa presente na Autorreforma. É necessário que não tenhamos medo de verbalizar essas dores e de mostrar para o Brasil que essas pessoas existem e têm o direito de amar e ser amadas.?
Rafael Freire

17 de maio é dia de luta para população LGBTQIA+

O moderador do debate, Flavio Brebis, membro da executiva Nacional do segmento LGBT Socialista do PSB lembrou que o 17 de maio foi instituído como Dia Internacional contra a LGBTfobia em alusão à data em que Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de doenças, em 1990. Mas que embora a data seja emblemática, o caminho a ser percorrido pela igualdade é longo.

"Quando o movimento LGBT ganhou as ruas e os fóruns, conseguimos os direitos sociais e temos que batalhar todos os dias para que sejam garantidos.?
Flavio Brebis

Ítalo Alves, membro LGBT do PSB e também moderador do debate, defendeu que a necessidade de sair da discussão filosófica para pautar as políticas públicas que o nosso movimento foi capaz de elaborar nos últimos 45 anos.

Autorreforma do PSB

Após dois anos de um debate democrático, construído de forma colaborativa e aperfeiçoado a cada etapa, as 577 teses do Livro 4 da Autorreforma do PSB serão sintetizadas no novo programa do partido. As propostas serão submetidas ao Congresso Nacional dos socialistas, previsto para ser realizado entre os dias 26 e 28 de novembro deste ano.

O processo de debates do PSB foi iniciado na Conferência Nacional, em novembro de 2019, e propõe soluções concretas e inovadoras para o país nos âmbitos econômico, social, cultural e ambiental, por meio de um Projeto Nacional de Desenvolvimento.

Os cinco eixos temáticos do livro da Autorreforma são: Reforma do Estado; Economia: prosperidade, igualdade e sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável e economia verde; Políticas sociais e cidades criativas; e Socialismo criativo, democracia e o partido que queremos.


Leia também: Uniões homoafetivas disparam entre casais brasileiros



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: